segunda-feira, 27 de abril de 2015


A importância da ata de reunião para o bom convívio em um condomínio


Tudo o que acontecer, e ficar decidido em uma reunião, deve constar na ata. Você sabe a importância da ata de reunião para o bom convívio em um condomínio?
Quando você administra um condomínio sabe que todas as decisões são tomadas em conjunto e para oficializar essas decisões a ata de reunião é de suma importância.

Todos os assuntos abordados durante a reunião devem ser colocados na ata que ao final é assinada por todos os presentes, comprovando que todos estavam conscientes, concordando ou não, com as decisões tomadas.
Não se registra comentários, apenas assuntos importantes ou eventuais protestos.
Então para ser um bom administrador de condomínio você deverá ter consciência da importância da ata de reunião para o condomínio.

 A importância da Ata de reunião

  1. A principal vantagem da ata de reunião é que ela torna pública e consciente todas as decisões.
O objetivo da reunião é resolver problemas e buscar melhorias para convivência e para o condomínio, afinal as decisões afetam todos os moradores.
  1. A ata de reunião para o condomínio é assinada pelo Presidente da Mesa, pelo secretário e por todos os condôminos presentes na reunião.
Se for o caso de uma ata informal, onde não consta a assinatura de todos os presentes, seria sensato ter por escrito o ‘de acordo’ do Presidente ou do responsável pelo grupo de moradores.
  1. Não é obrigatório o registro em cartório. Mas consulte a Convenção do seu condomínio.
É preciso dar atenção a importância da ata de reunião, pois ela é um documento que serve de base e prova para garantir compromissos ou se manter ileso de acusações.
  1. A ata deve ser arquivada e mantida no Livro de Atas do condomínio por 5 anos, lembre-se que ela é um documento.
Ainda que não seja obrigatório, é possível efetuar o registro da ata de reunião em um cartório, pois além de torná-la um documento público garante que em caso de perdas, ou extravios, as informações registradas nela são conservadas por tempo indeterminado.
  1. A ata deve estar sempre disponível a todos os condôminos.
É válido registrar na ata a responsabilidade e divisão de tarefas assumidas por todas as partes. E estando a disposição de todos haverá transparência além de evitar a famosa desculpa ‘eu não sabia’.

Faça da ata de reunião a grande aliada de sua gestão

Vale lembrar também que em uma ata de reuniões para condomínios não pode haver rasuras. Se houver algum erro a ser corrigido, use a expressão ‘em tempo’ e prossiga sendo objetivo.
A ata de reunião para o condomínio será de muita valia para sua gestão e é uma boa alternativa enviar cópias da mesma a todos os moradores, assim que aprovada pelo responsável pela reunião.
A importância da ata de reunião para condomínios contribui muito para organização da administração do condomínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do nosso Blog e faça seus comentários!